A Fundação Carlos Chagas (FCC) anunciou como vencedoras da 15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques duas iniciativas desenvolvidas em universidades estaduais da Bahia. Uma delas, intitulada “Literatura, cartografia e docência”, foi idealizada por Glauber Barros Alves Costa, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Campus VI de Caetité. Já a outra, “Literatura de Cordel na sala de aula de Matemática na EPJA I”, foi conduzida por Jonson Ney Dias da Silva, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), do Campus de Vitória da Conquista.
O prêmio busca valorizar o trabalho de formadores de professores para a Educação Básica, reconhecendo propostas que contribuem para a aprendizagem da docência. Os projetos, realizados no interior baiano, aproximam a formação de futuros docentes da realidade escolar pública, especialmente das redes estaduais. Ambas as experiências valorizam saberes locais: cartografia aliada à literatura e cordel integrados ao ensino de Matemática, promovendo metodologias inovadoras capazes de transformar o processo formativo.
Para o professor Jonson Ney, o projeto desenvolvido por ele representa não apenas o cuidado das universidades estaduais baianas com a formação de educadores, como destaca, ainda, a valorização da modalidade da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). “Há uma carência de atividades, propostas e projetos que visem valorizar os saberes desse público e que considerem o contexto de vida de cada uma. Trata-se de um reconhecimento de uma prática construída no contexto da EPJAI, fortalecendo um movimento que se torna cada vez mais relevante para a educação e para a sociedade, diante da retomada do ensino por parte dessas pessoas”, enfatiza.
Articular as áreas de Literatura, Geografia e Cartografia na formação docente permeou o projeto do professor Glauber Costa da Uneb, em Caetité, unindo teoria e prática, estimulando a leitura e a criação de mapas baseados em obras como Torto Arado e Gabriela, Cravo e Canela. Para ele, o reconhecimento pelo prêmio reforça a importância da Uneb Campus VI, que oferece seis cursos de licenciatura e um bacharelado, dedicando-se há anos à formação de professores críticos. “A conquista, ao lado da Uesb, evidencia a força científica do interior baiano. Trata-se de orgulho e valorização da identidade como formadores de professores”, comemora.
Originalidade e potencial formativo
O processo seletivo contou com avaliação rigorosa de uma comissão julgadora, composta por especialistas na área da experiência inscrita, e do Comitê Executivo da Fundação Carlos Chagas, que consideraram sua relevância, originalidade e, principalmente, o potencial formativo da experiência para a aprendizagem da docência do futuro professor da Educação Básica. Os projetos baianos se destacaram justamente por fortalecer o diálogo entre comunidade, a formação docente e as redes públicas de ensino.
Cada professor laureado receberá R$ 30 mil, além de diploma e troféu — réplica de uma escultura da artista Vera Lucia Richter. As três iniciativas premiadas, incluindo aqui a de uma docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, serão divulgadas em publicação especial da série Textos FCC. A solenidade de premiação está marcada para o dia 28 de novembro deste ano e será realizada de forma remota.
Fonte
Ascom/SEC