A cidade de Paris (França) recebe, nesta semana, o 24º Festival Cultural Lavagem de Madeleine, que tem como inspiração a tradicional Lavagem do Bonfim, uma das maiores atrações turísticas de Salvador. As atividades acontecem na Embaixada do Brasil e em outros pontos da capital francesa. Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) foi homenageada pelo apoio do órgão à maior manifestação afro-brasileira na Europa, que terá seu ponto alto, no domingo (14), com o cortejo da Praça da República até a Igreja de Madeleine, onde acontece a lavagem das escadarias do templo. A festa terá como atração principal a banda Olodum e integra a programação do Ano do Brasil na França, que reflete na atração de turistas europeus para a Bahia.
“É gratificante para o Governo da Bahia ter esse reconhecimento da organização da Lavagem de Madeleine, um evento que representa a riqueza cultural dos baianos e atrai um número cada vez maior de turistas estrangeiros para o estado, em busca das experiências no afroturismo”, declarou o diretor de Promoção da Sertur-BA, Pedro Gramacho.
“A Lavagem aqui em Paris é uma vitrine que desperta o interesse dos franceses e de outros europeus para o destino Bahia, porque surge neles a vontade de conhecer a origem das manifestações culturais de matriz africana, que está em Salvador e no Recôncavo baiano. Esse impacto gera um intercâmbio turístico França-Brasil”, completou o idealizador da festa, o multiartista Robertinho Chaves.
Atualmente, os viajantes dispõem de três voos semanais de Paris para Salvador, da Air France, que irá abrir mais duas frequências, no verão 2025/2026. A rota está completando um ano e representou um marco no turismo baiano, resultado da parceria entre a Setur-BA e a companhia. Na capital francesa, a empresa possui um Hub (distribuição de voos) com conexões para mais de 180 destinos na Europa, Ásia e África, o que facilita a viagem de turistas internacionais para a Bahia.
“A Setur-BA faz um excelente trabalho na captação de turistas internacionais. O sucesso do voo Paris-Salvador tem trazido muitos europeus, principalmente, franceses. A chegada deles à Bahia tem sido relatada por prestadores de serviços turísticos e também no consulado, com pedidos de indicação de guias. A promoção da cultura baiana na Lavagem de Madeleine é mais uma ação fantástica”, pontuou o cônsul honorário da França em Salvador, Bernard Greck.
Fonte
Ascom/Setur-BA