Com a proposta de compartilhar técnicas artísticas e novas dramaturgias corporais, o ‘BTCA Intercâmbio’ inicia as oficinas de dança gratuitas no Espaço Xisto Bahia. A iniciativa, da companhia pública de dança da Bahia, oferece ao público atividades conduzidas por artistas credenciados através de edital com uma programação que segue até o final de 2025. Em setembro, as atividades serão ministradas pelos professores Brunno de Jesus e Tatiana Campelo na Sala Carlos Moraes, no Espaço Xisto Bahia (Barris), com 15 vagas por turma preenchidas por ordem de chegada (confira a programação completa abaixo).
Até o dia 26 de setembro, sempre de segunda a sexta, o bailarino e coreógrafo Brunno de Jesus realiza a oficina “Pisa-pé como pensamento coreográfico”, que tem como proposta metodológica a prática de exercícios técnicos, improvisação e criação coreográfica orientada por meio do jogo de treinamento técnico investigativo pisa-pé.
O professor Brunno de Jesus explica que a atividade observa os corpos a partir das suas referências e limitações. “O pisa-pé é um pensamento coreográfico porque ele me interessa muito na perspectiva do coreógrafo que vê aqueles corpos como potências, poesias e possibilidades criativas em dança", afirma o bailarino.
A oficina “Dança Afro-brasileira", com Tatiana Campelo, segue até o dia 29 de setembro sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. A aula parte da compreensão de corpo como encruzilhada de histórias e visa proporcionar um diálogo com os corpos contemporâneos, valorizando a escuta ancestral, a liberdade criativa e a potência dos gestos negros na cena. “Estar nesse espaço é reafirmar a nossa força, a nossa ancestralidade e a nossa identidade”, define Campelo.
Confira as próximas datas da programação:
17 (qua), 13h às 15h – Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
17 (qua), 15h30 às 18h30 - Oficina de Dança Afro Brasileira com Tatiana Campelo
18 (qui), 13h às 15h – Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
19 (sex), 13h às 15h – Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
19 (sex), 15h30 às 18h30 – Oficina de Dança Afro Brasileira com Tatiana Campelo
22 (seg), 13h às 15h – Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
22 (seg), 15h30 às 18h30 – Oficina de Dança Afro Brasileira com Tatiana Campelo
23 (ter), 13h às 15h – Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
24 (qua), 13h às 15h - Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
24 (qua), 15h30 às 18h30 – Oficina de Dança Afro Brasileira com Tatiana Campelo
25 (qui), 13h às 15h – Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
26 (sex), 13h às 15h - Oficina de Pisa-pé como pensamento coreográfico com Brunno de Jesus
26 (sex), 15h30 às 18h30 – Oficina de Dança Afro Brasileira com Tatiana Campelo
29 (seg), 16h30 às 18h30 – Oficina de Dança Afro Brasileira com Tatiana Campelo
Onde: Sala Carlos Moraes – Espaço Xisto Bahia (Barris)
Vagas: 15 vagas por turma, ocupadas por ordem de chegada (entrada 15 minutos antes do início das oficinas)
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Pessoas de nível intermediário e avançado
BTCA Intercâmbio -Comprometido com o aperfeiçoamento artístico e a valorização da dança, o Balé Teatro Castro Alves implementa uma política de dinamização artística e cultural para promoção de atividades abertas e intercâmbios de cooperação por meio de cursos de qualificação voltados ao desenvolvimento técnico e criativo em dança. A iniciativa visa não apenas a manutenção da qualidade artística da companhia pública de dança do Estado, mas também a ampliação das modalidades de formação ofertadas e o enriquecimento do repertório de movimentos e linguagens da companhia.
Balé Teatro Castro Alves (BTCA) - Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult-BA). O BTCA é a primeira companhia pública de dança do Norte-Nordeste e a quinta companhia de dança no Brasil. Referência na dança moderna e contemporânea, o Balé reúne em seu portfólio mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.
Fonte
Ascom/BTCA