A Prefeitura de Alagoinhas promove, no dia 28 de setembro, o 1º Encontro Municipal das Associações Comunitárias. O evento acontece das 8h às 17h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Cerca de cem associações estão sendo convidadas, entre urbanas e rurais. A iniciativa é da Secretaria de Governo (Segov). Além de criar um momento de diálogo e escuta das demandas das associações, o objetivo é oferecer orientações sobre temas como sustentabilidade, empreendedorismo e economia solidária.
Os dirigentes das associações e associados terão acesso a orientações do Banco do Nordeste (BNB), sobre acesso a créditos, e do Sebrae, acerca das possibilidades de capacitação profissional para micro e pequenos empreendedores. Além disso, o Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos, e o Cartório Civil de Pessoas Jurídicas de Alagoinhas, vão tirar dúvidas e dar orientações práticas para as associações quanto a procedimentos de regularização e registros cartoriais.
“As associações comunitárias são parceiras essenciais na construção da nossa cidade. Elas organizam, mobilizam e representam as identidades locais, conectam famílias, bairros e comunidades com as políticas públicas. Ao promover este encontro, reforçamos a importância da participação cidadã na gestão pública, que ganha mais legitimidade quando acontece em conjunto com quem vive e trabalha nas comunidades”, afirma o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo.
A Prefeitura também vai montar estandes para que as secretarias de Educação (Seduc); Saúde (Sesau); Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA); Desenvolvimento Social (Sedes); Manutenção (Seman); Mobilidade e Ordem Pública (Semorp); Ouvidoria e Procon tirem dúvidas sobre os serviços disponibilizados pelo Município.
“Neste encontro, oferecemos espaços de escuta qualificada para entender as demandas das associações e orientar sobre temas estratégicos. O acesso a serviços de apoio, com informações sobre acesso a créditos e capacitação, demonstra nosso compromisso em transformar conhecimento em oportunidades reais de melhoria de vida para as famílias”, diz Anderson Baqueiro, o secretário municipal de Governo.
“Estamos determinados a institucionalizar esse diálogo, ampliar a participação, facilitar o acesso à informação e promover ações conjuntas que resultem em serviços públicos mais próximos dos cidadãos. Acreditamos que, com participação ativa e respeito mútuo entre o poder público e as associações, Alagoinhas vai avançar de forma mais justa e duradoura”, acrescenta Baqueiro.