Cumprindo as diretrizes do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e dentro das ações da Escola de Governo, a Controladoria Geral de Alagoinhas organizou, na manhã desta sexta-feira (19), o Workshop: Aplicação Prática da Resolução TCM-BA nº 1488/2024, que trata de Atos de Pessoal e Sistema SIGA, reunindo especialmente os servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
Segundo a controladora municipal, Menara Damião, os treinamentos e capacitações têm como objetivo unificar processos de informações, facilitando o cotidiano burocrático da administração pública. “Temos buscado integrar procedimentos, alinhar entendimentos. Se trata de unificar a linguagem entre as secretarias que realizam os mesmos processos. Temos a preocupação de prestar a melhor informação aos nossos servidores e hoje trataremos da alimentação de informações referentes à REDA, concurso público e contratação de terceirização, cumprindo a resolução do TCM-BA”, informou.
A diretora técnica do Núcleo de Normatização da Controladoria, Lenira Andrade Santana, reiterou que o workshop foi pensado, exclusivamente, para os profissionais que trabalham com o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA). “Reunimos quem atua com esse sistema para capacitá-los a inserir dados referentes aos processos seletivos e concursos que já ocorreram ou que estão em andamento em nossa cidade, incluindo assim informações sobre ingresso no serviço público, processo seletivo e dados do edital”, explicou.
De acordo com Rosemar Conceição, da Elos Consultoria, responsável por ministrar a formação técnica, a proposta foi alinhar teoria e prática, capacitando os servidores da Sesau, Seduc e Sedes para operar corretamente o sistema.“Estamos tratando do processo e do manuseio de dados dos atos que movimentam a folha de pagamento do município, seja contratação, admissão, demissão ou afastamento. O SIGA é a ferramenta que o Tribunal de Contas da Bahia utiliza para ter acesso às informações que ocorrem dentro do município. Desta maneira, ter uma equipe capacitada e alinhada, à luz da resolução disciplinada pelo Tribunal, é importante para que se produzam informações em conformidade com o que o órgão de controle determina”, destacou.
Servidor da Prefeitura de Alagoinhas há 20 anos, o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Vanildo Santo de Souza Júnior, que exerce a função de gestor de contratos, ressaltou a importância da iniciativa da Escola de Governo. “Representamos, enquanto servidores, o que o direito administrativo preconiza: a continuidade do fluxo de dados, possibilitando um trabalho de qualidade. Desconstruímos a ideia de que o serviço público é algo precário ou ranzinza. Esse workshop simboliza a continuidade da qualificação que permite ao sistema funcionar de maneira adequada”, finalizou.