Professores das disciplinas de Inteligência Artificial, Robótica e dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (19), a palestra Fundamentos da IA na Educação Básica. Ministrou a palestra a professora Dra.Dora Kaufman, pesquisadora dos impactos sociais da Inteligência Artificial do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e do Centro de Pesquisa em Rede Digitais Atopos, na Escola de Comunicação e Artes (ECA), ambos da Universidade de São Paulo (USP).
O evento foi realizado no Auditório Papa Francisco, no Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José (CCL), e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, além de 200 docentes da rede pública estadual.
“Eu estou muito impressionada com o que eu encontrei aqui, com o trabalho que está sendo feito. É a experiência mais produtiva e interessante que está acontecendo no Brasil, porque tem um plano de ação que leva em consideração todos os aspectos. O processo de trazer para as escolas públicas o ensino da Inteligência Artificial, a maneira como está sendo implementado, é realmente surpreendente”, afirmou Dora.
Para o secretário Washington Bandeira, a impressão causada junto à pesquisadora fortalece o direcionamento educacional e empenho que o Governo do Estado emprega no ensino de novas tecnologias para estudantes da educação básica, integrando-as às disciplinas bases, como Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.
“Nossos professores estão ministrando aulas de Inteligência Artificial conectadas aos conhecimentos de suas áreas de formação, de suas áreas de conhecimento originárias. Então, um aluno da escola pública da rede estadual, em uma aula de IA, ele aprende também a programar, sobre aprendizado de máquina, algoritmo, árvore de decisão, a como conectar a IA com ciências da natureza, ciências humanas, matemática, física e biologia. Ou seja, é uma formação completa”, disse o gestor.
Mentor das disciplinas de IA e Robótica no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, no bairro Itararé, em Teresina, o professor Roberto Costa elogiou as formações que a Seduc realiza de forma contínua junto ao corpo docente.
“Nós passamos por uma formação muito boa, junto à UNIPAMPA, e nós estamos repassando todos esses conhecimentos aos estudantes, que gostam muito da disciplina. A palestra de hoje enriquece ainda mais nossa bagagem para melhor ensinar nossos alunos”, garantiu o professor.
Visita ao Ceti Cristino Castelo Branco
Durante a tarde, o secretário Washington Bandeira acompanhou a Dra. Dora Kaufman em uma visita ao Ceti Cristino Castelo Branco, escola referência no ensino de tecnologia da rede pública estadual. Lá, a pesquisadora visitou os principais espaços pedagógicos e de inovação da unidade, incluindo práticas educativas, uso de recursos digitais, além de demonstrações de projetos de IA, inovação e robótica apresentados pelos estudantes.
“Foi muito bom poder apresentar nosso trabalho para ela, vai dar mais visibilidade para nossa escola e da minha equipe. Termos aulas de IA e robótica tem sido muito interessante, já que nos aproxima de novas tecnologias e das novas formas que o mundo está se moldando”, relatou Francisco Afonso, aluno da 2ª série do ensino médio e do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
O Piauí se tornou o primeiro território das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial como obrigatória na Educação Básica, iniciativa reconhecida pela Unesco. Mais de 120 mil estudantes, do 9º ano do fundamental à 3ª série do ensino médio, já têm acesso ao conteúdo, lecionado por professores da rede capacitados em parceria com instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Unipampa, IFFarroupilha, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria Estadual de Inteligência Artificial do Piauí (SIA) e o Google. Mais de mil docentes, de diferentes áreas, já foram capacitados para ministrar a nova disciplina.