Ao inaugurar, nesta terça-feira (23), a reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Antônio Maria Madeira e da nova sede da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), no Parque Piauí, em Teresina, o governador Rafael Fonteles destacou a universalização do ensino em tempo integral e profissional na rede estadual de ensino.
“Além do regime em tempo integral, a educação profissional e técnica está presente em todas as 512 escolas da rede. E não é um curso técnico qualquer. É um curso técnico de pelo menos 800 horas, muitos deles com 1.200 horas, nas áreas mais modernas, que têm maior probabilidade de garantir sucesso profissional”, enfatizou o governador.
Rafael citou exemplos de cursos de Tecnologia da Informação, Turismo, Agrotécnica e Sustentabilidade Ambiental. “São temas atuais, valorizados pelas empresas, pelo terceiro setor e pelos governos. A chance de sucesso profissional desses meninos e meninas é muito maior com esse modelo pedagógico”, comentou Rafael Fonteles.
Todas as escolas serão reformadas até 2026
O secretário da Educação, Washington Bandeira, lembrou que, até o final de 2026, todas as escolas da rede estadual do Piauí terão sido reformadas. “Já entregamos 30 escolas em Teresina e temos cerca de 300 unidades em obras em todo o Piauí, passando por transformações para ficarem todas no padrão ouro, com espaços como laboratório de informática, de ciências, sala de atendimento educacional especializado e quadra poliesportiva”, comentou o gestor.
O investimento na educação do Piauí visa melhorar ainda mais o ensino na rede pública. “O Piauí saltou do nono para o quarto lugar do Brasil em qualidade do ensino médio. É o melhor ensino médio do Nordeste e estamos rumo à primeira colocação do Brasil, que é o nosso objetivo”, afirmou Bandeira.
Investimento foi de R$ 3,5 milhões; reforma melhora o aprendizado
A 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), que administra 40 escolas em Teresina e dois centros especializados na zona sul, e o Ceti Professor Antônio Maria Madeira foram reformados, ampliados e climatizados. As obras receberam investimentos de R$ 3,5 milhões.
Transformado em escola de tempo integral em 2023, o Ceti Professor Antônio Maria Madeira passa a integrar a lista de escolas com o “Padrão Ouro Seduc”. A unidade de ensino conta agora com nove salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de mediação tecnológica, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, refeitório, banheiros com vestiários, sala do Piauí Saúde Digital e subestação elétrica, garantindo climatização em todos os ambientes.
A diretora da escola, Maria Luiza Alves, ressaltou a importância da obra, bastante esperada pelos estudantes. “A reforma trouxe muitos melhoramentos: novos laboratórios, salas de multimídia, laboratórios de informática e de ciências, que eram muito aguardados por nossos alunos. Para a nossa comunidade escolar, é um prêmio”, comentou a gestora.
Kayla Martins, aluna do segundo ano do Ceti Professor Antônio Maria Madeira, destacou que a estrutura da escola contribui para a melhoria do aprendizado. “A biblioteca, por exemplo, está maravilhosa, as salas são climatizadas. Quando a gente está em um ambiente propício, aprende de forma mais fácil”, afirmou a estudante.