Um serviço pioneiro no Piauí está transformando a proteção animal no estado. Reestruturado há dois meses, o Pet Piauí Castramóvel, uma clínica veterinária itinerante, oferece atendimentos gratuitos nesta terça (23) e quarta-feira (24), em frente ao CRAS de Água Branca. Mais de 30 procedimentos para cães e gatos estão previstos na cidade.
A iniciativa busca atender famílias de baixa renda e protetores independentes que resgatam animais em situação de rua, ajudando a reduzir a superpopulação, prevenir doenças como câncer e infecções e promover maior bem-estar e longevidade para os pets. Desde seu retorno, há dois meses, o veículo e seus profissionais já realizaram mais de 200 castrações de cães e gatos.
De acordo com estudo recente da Mars Petcare, cerca de 25% dos cães e gatos no Brasil estão em situação de abandono, realidade agravada pelo alto custo da castração — que pode variar entre R$ 800 e R$ 1,5 mil. O serviço gratuito prestado pelo Castramóvel representa, portanto, uma alternativa eficaz para enfrentar o problema.
O Piauí, que segundo o IBGE possui a maior população de gatos em domicílio do país, tem avançado nesse cuidado.
“O Castramóvel é uma solução prática, eficiente e de grande impacto social. Em pouco tempo já conseguimos resultados expressivos, garantindo saúde para os animais e tranquilidade para as famílias”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo.
A pequena Tainara Costa, de apenas 10 anos, levou sua cadelinha Maju para ser castrada e saiu satisfeita com o serviço. “É uma ação muito importante e de grande importância, porque cuida da saúde dos bichinhos, além de uma castração ser muito cara”, pontuou.