A comunidade de Vila de Abrantes recebeu, nesta sexta-feira (26), o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). Este novo dispositivo de saúde, inaugurado pela Prefeitura de Camaçari, vem para somar aos já existentes Natea da sede e de Arembepe, reforçando o compromisso da saúde pública com o atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para o prefeito Luiz Caetano, este equipamento é fruto do trabalho de uma gestão comprometida com o cidadão camaçariense. “O Natea tem como objetivo promover inclusão e apoio às famílias de pessoas com TEA e fortalecer a rede de cuidados em saúde na região de Abrantes e áreas circunvizinhas”, afirmou.
Segundo a secretária de Saúde, Rosangela Almeida, o Natea vem com o objetivo de trazer mais cuidado e atenção às crianças do espectro autista. “O atendimento será realizado de maneira integral por uma equipe multiprofissional composta por um médico neuropediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, nutricionista e área administrativa, tudo para poder oferecer o melhor aos usuários do núcleo”, pontuou.
A diretora de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Saúde (Sesau), Ruccelly Finamori, destacou a dedicação de toda equipe para entregar um espaço bem equipado e preparado para dar um bom atendimento às crianças. “O serviço contará com cinco salas de atendimento, sendo quatro salas para atendimento individual e uma sala para atividades em grupo, além de uma extensa área externa que possibilitará a realização de atividades de socialização para os usuários e suas famílias”, ressaltou.
A moradora Lilian Lacerda, mãe de uma criança autista, destacou a importância do novo espaço para as famílias. “Ter um núcleo como esse em Vila de Abrantes significa esperança e acolhimento. Muitas vezes enfrentamos dificuldades para acessar serviços especializados, e agora temos um espaço mais próximo, estruturado e preparado para cuidar dos nossos filhos com carinho e respeito”, declarou emocionada.
Já Cremilda Lima, também mãe de uma criança autista, reforçou o sentimento de alívio e gratidão com a chegada do equipamento. “Esse núcleo chega para transformar a vida de muitas famílias. É um sonho ver nossos filhos tendo acesso a um atendimento especializado, com profissionais preparados e um espaço pensado para eles. Hoje sentimos que estamos sendo vistos e respeitados”, afirmou.
O Natea Abrantes terá como área de abrangência as regiões de Machadinho, Cajazeira de Abrantes, Catu de Abrantes, Fonte da Caixa, Vilas de Abrantes e Buris de Abrantes.
Os usuários com suspeita ou diagnóstico de TEA residentes nessas localidades poderão ser encaminhados pela atenção primária à saúde para acolhimento e atendimento no Natea Abrantes. Já os moradores das demais regiões da orla de Camaçari continuarão sendo atendidos pelo Natea Arembepe.
A inauguração do Natea Abrantes representa um passo importante na expansão dos serviços de saúde voltados para o atendimento de pessoas com TEA em Camaçari, reforçando o compromisso com a inclusão e o cuidado integral à saúde dessas pessoas e suas famílias.