A Prefeitura de Alagoinhas, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está participando da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que ocorre de 29 de setembro a 1º de outubro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). O município e a região do Litoral Norte e Agreste Baiano estão sendo representados pela diretora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Sedes, Elbênia Ramos, e pela representante da sociedade civil, Elisete Portugal.
Promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, o evento busca consolidar recomendações vindas de todas as regiões do país para a formulação de políticas públicas que promovam mais democracia, igualdade e conquistas para o público feminino. A etapa nacional foi precedida pelas fases municipal e estadual, que mobilizaram milhares de mulheres brasileiras que participaram elegendo propostas, que agora seguem para debate em Brasília.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM trata de justiça e equidade. Os debates estão estruturados nos seguintes eixos temáticos: autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; enfrentamento a todos os tipos de violência contra as mulheres; saúde integral das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos; participação política e fortalecimento institucional; desenvolvimento sustentável e direito à terra e moradia; diversidade e inclusão, com foco no combate às discriminações e reconhecimento das interseccionalidades.
“As propostas aprovadas na conferência municipal, que foram aprovadas na estadual, estarão na pauta de discussão para um olhar nacional. É um momento muito importante em nossas vidas, no qual vamos tratar da nossa realidade, do nosso futuro, do futuro das mulheres em geral. Além disso, os contatos que fazemos com as ministras e secretárias de outros estados permitem ao município conhecer outras estratégias que venham a beneficiar as mulheres da nossa cidade”, ressaltou Elbênia Ramos.
Em novembro, Alagoinhas sediará um encontro para mulheres de toda a região, focado no diálogo sobre as questões apresentadas na 5ª Conferência, no intuito de fortalecer ainda mais as políticas da região. Segundo a diretora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Sedes, esse momento será muito importante para a luta feminina.