Docentes das universidades estaduais baianas e da rede estadual de Educação Básica podem se candidatar, entre 6 e 13 de outubro, para atuar como professor formador no Programa de Formação Continuada de Docentes da Educação Básica em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (PROGRES). As inscrições podem ser feitas no link: https://www.inscricao.uneb.br/editais
Destinada aos servidores públicos baianos, a iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A seleção contemplará professores que já tenham cursos de especialização, mestrado ou doutorado na temática do programa, além de outros critérios, regidos pelo Edital nº 119/2025, já publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de setembro.
Os professores selecionados vão atuar como bolsistas, em caráter temporário, nas atividades do PROGRES. As ações serão conduzidas pelo Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (CEGRES Diadorim), da Uneb, em articulação com a SEC. A formação foi criada para fortalecer estratégias contra o racismo, o machismo e outras formas de discriminação, reafirmando o compromisso do Estado com uma educação pública que incentive a inclusão, o diálogo e a construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores. O resultado final será divulgado no dia 23 de outubro, nos sites da SEC ( https://www.educacao.ba.gov.br ) e da Uneb ( https://www.inscricao.uneb.br ).
Fonte
Ascom/SEC