A agricultura familiar da região de Irecê ganhou um importante reforço na última terça-feira (30), com a entrega de 41 títulos de terra para famílias do município de São Gabriel. A ação do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), garante segurança jurídica para que o agricultor possa investir na produção, acessar crédito rural, adquirir insumos e bens duráveis, além de planejar o futuro no campo com mais dignidade.
A emoção tomou conta no momento da entrega. Para a agricultora familiar Valmiria Neves, receber o documento foi a realização de um sonho antigo. “É com muito prazer que eu recebo esse título, porque já tem muitos anos que estou na espera. Hoje, estou com ele nas mãos”, contou. Já para José Souza, o sentimento foi de gratidão e reconhecimento. “Esse título é muito importante para nós, agricultores. É um projeto que a gente precisava, e estou muito grato por ter recebido”, destacou.
“Encerramos setembro com mais uma conquista para a agricultura familiar. A regularização fundiária é estratégica porque garante o direito à terra e cria as condições para que as próximas gerações permaneçam no campo, produzindo com dignidade e contribuindo para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso
Para o prefeito Mateus Machado, a entrega dos títulos traz novas perspectivas para os produtores rurais do município. “Entregamos aqui títulos de terra para comunidades que estão pleiteando projetos de energia eólica e fotovoltaica. São agricultores familiares que estão todos os dias no campo e que agora poderão sonhar com o investimento de bancos e empresas de energia renovável. Além disso, o título garante a sucessão rural, ficando no nome do agricultor e, futuramente, no dos seus herdeiros. São Gabriel respira e vive um ar melhor: um ar de crescimento, progresso e inclusão.”
A iniciativa faz parte do Programa Minha Terra Legal: Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo, coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA/SDR), com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP), e reforça o compromisso do Governo do Estado na promoção de regularização fundiária, valorizando o trabalho no campo e fortalecendo a agricultura familiar como motor de desenvolvimento social e econômico.
Fonte: Ascom/SDR