Entre os dias 6 e 10 de outubro, a cidade de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, recebe a Semana de Educação Ambiental para proteção da fauna silvestre, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a gestão municipal.
Durante a semana, a equipe do Inema realizará formações, palestras e oficinas em associações comunitárias e instituições públicas, abordando temas como conservação ambiental, caça, aprisionamentos ilegal de aves em gaiolas, tráfico de animais, e importância da fauna silvestre para a biodiversidade
A bióloga Rosane Barreto, da Coordenação de Gestão de Fauna do Inema (CGFAU), explicou o objetivo da ação. “A iniciativa busca estimular a conscientização ambiental quanto a importância de manter os animais silvestres no seu habitat de origem, além de incentivar a participação da população para a entrega de animais que se estão em residência de forma ilegal, devolvendo voluntariamente esses animais silvestres à natureza, contribuindo para a preservação da fauna e dos ecossistemas locais”.
No dia 10 de outubro das 08h às 12h30, na Praça do Bosque, será realizada a Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres, momento em que a população poderá entregar espontaneamente animais silvestres mantidos em residências ilegalmente sem sofrer penalidades, contribuindo para o retorno desses animais ao seu habitat natural.
Os animais entregues ao Inema serão levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e após passarem por avaliação clínica e comportamental serão levados a área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), como explicou a bióloga Marianna Pinho da CGFAU.
“Em Amargosa, nós temos duas Áreas de Soltura cadastradas, que são muito importantes para as atividades de gestão e conservação realizadas pelo Inema, através do CETAS. E as ações de educação ambiental desenvolvidas pela CGFAU em Amargosa vão ser importantes para que esses animais que são soltos nessas ASAS não sejam vítimas de captura, de caça e que as pessoas possam contribuir com a conservação desses animais através do conhecimento e da sensibilização das ações que nós vamos realizar”, frisou.
A ação tem percorrido diversos municípios baianos. “Valença e Igaporã já receberam a campanha, e agora Amargosa se soma a esse movimento de conscientização e proteção dos nossos animais silvestres”, detalhou a bióloga.
Fonte
Ascom/Inema