Com o tema “Práticas que inspiram: a atuação do estudante monitor no cuidado com as aprendizagens”, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (6), uma live, transmitida pelo YouTube, sobre o Programa Mais Estudo. Na oportunidade, foi debatida a experiência na monitoria estudantil, abordando aspectos do cotidiano escolar e do planejamento estratégico, bem como a importância do programa para a aprendizagem dos estudantes. Outro tema em destaque foi a mobilização para as avaliações do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
>> Assista no endereço https://abre.ai/nJJh
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, destacou a importância do Mais Estudo como uma ferramenta de fortalecimento da aprendizagem. “Ter uma rede de monitores é um ganho enorme. Com o início do período das avaliações externas, sabemos que eles podem ter um papel fundamental para auxiliar e motivar a participação das provas. Além de possibilitar um ambiente de ensino mútuo entre os colegas”.
Douglas Ariel Lopes Oliveira, estudante da 3ª série do Ensino Médio Parcial e monitor em Língua Portuguesa do Colégio da Polícia Militar João Florêncio Gomes, localizado em Salvador, falou sobre a experiência no Mais Estudo. “Está sendo um mundo de descobertas que me mostrou que posso ir além das minhas expectativas com um pensamento crítico e de superação. E, como monitor, ao procurar me aprofundar para entender melhor o assunto, acaba sendo algo enriquecedor quando achamos novas estratégias de aprendizagem”.
A live ainda contou com a participação da diretora da Educação Integral da SEC, Najila Lopes, e a mediação da estudante Anna Karolina Assunção, da 3ª série do Ensino Médio, do curso técnico em Análises Clínicas do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul, localizado no município de Gandu.
Mais Estudo
Com 52 mil vagas de monitor disponibilizadas em 2025, o Programa Mais Estudo foi criado pelo Decreto nº 20.258/2021 para contribuir com a melhoria do desempenho escolar ao fortalecer o aprendizado por meio da monitoria entre estudantes, com orientação de professores da rede estadual.
Os selecionados recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 150, financiada pelo Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e por recursos próprios da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
Fonte
Ascom/Saeb