Se você é daquelas pessoas que amam uma peça autoral e exclusiva, não pode deixar de visitar o estande do Centro Gemológico da Bahia (CGB) no Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA), que teve abertura nessa quinta-feira (9) e vai até domingo (12), na Fonte Nova. Os ex-alunos do curso de joalheria do CGB, órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), estão expondo e comercializando suas peças. Com o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, o evento, que é gratuito e está na sua segunda edição, promete promover uma imersão na arte e cultura nordestina para todos os visitantes.
“A participação do CGB em um evento dessa magnitude, fomenta e fortalece o desenvolvimento econômico do segmento de Gemas e Joias e contribui muito na divulgação do talento dos artesãos joalheiros baianos”, destacou a coordenadora técnica do equipamento cultural, Mônica Correa. Além de oferecer formação, o CGB está sempre participando de feiras, o que garante aos ex-alunos oportunidade de visibilidade e apoio ao empreendedorismo.
Ex-aluna e atualmente monitora do curso de Joalheria, Andressa Lobo afirma que “a participação no evento tem total importância para a divulgação do nosso trabalho, tanto por ajudar a gente a vender nossas peças e começar no mercado de trabalho, quanto por mostrar o quanto o curso nos prepara para esse mercado. O Centro Gemológico me apresentou à bancada, me colocou no mercado como ourives e, hoje, eu tenho a oportunidade de mostrar um pouco do curso e atrair novos alunos, para que futuramente também possam entrar no mercado de trabalho”.
O evento é gratuito e de cunho social. Para participar, os visitantes devem levar 1kg de alimento não perecível. O acesso será realizado mediante cadastro rápido e simples, feito previamente para facilitar a entrada e garantir que todos possam aproveitar o festival sem filas. O II FENABA é realizado pelo Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).
Curso de Joalheria do CGB
Os cursos de joalheria básica e avançada, ministrados no CGB, proporcionam ao aluno, conhecimentos teóricos e práticos da fabricação de diferentes tipos de joias artesanais. O básico é dividido em quatro módulos: oficina de preparo de ligas e laminação de metais; oficina de trefilação de metais e operações básicas de joalheria; oficina de soldas; e oficina de acabamentos. Já o avançado, que proporciona aperfeiçoar os conhecimentos, é dividido em três módulos: oficina de fundição; oficina de cravação básica; e oficina de gabaritos. As aulas são 100% presenciais e cada módulo tem carga horária de 20 horas.
O Centro Gemológico da Bahia foi fundado em 1995, fica em um casarão antigo, na rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico.
Fonte: Ascom/SDE