No dia 20 de outubro, comemora-se o Dia do Arquivista, uma data dedicada aos profissionais que desempenham papel fundamental na organização e preservação da memória coletiva de uma sociedade. E para celebrar, a segunda maior instituição arquivística do país, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), promove dois dias de programação com oficinas, palestras e grandes entregas, como a inauguração da Sala do Pesquisador, que se chamará Sala Luiz Gama.
O evento conta com apoio da Secretaria de Saúde do Estado. E acontecerá em dois locais: no dia 20 de outubro, no Auditório Lúcia Alencar (Sesab), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB); e no dia 21 de outubro, no Auditório do Arquivo Público do Estado da Bahia. O primeiro dia será marcado por atividades com foco no tema “Dia do Arquivista 2025: Inovação e Cooperação – Fortalecendo a Gestão de Documentos na Saúde Pública”, a partir das 13h. Para participar, os interessados devem se inscrever via link: INSCREVA-SE AQUI . As vagas são limitadas (140).
A mesa institucional de abertura terá a presença do secretário de cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro; do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães; diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia, Jorge Vieira; arquivista do Hospital Pediátrico Martagão Gesteira, Sandra Meneses; diretora-geral da Secretaria de Saúde, Janaína Santos; a diretora administrativa da Secretaria de Saúde, Julia Nara, e o Arquivista e atual coordenador do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Marcos Vinicius Barbosa.
“Os arquivistas são guardiões da memória e da história. Seu trabalho assegura que o passado esteja acessível, o presente seja transparente e o futuro tenha raízes firmes. Por isso, vamos celebrar o Dia do Arquivista no Arquivo Público do Estado da Bahia, reconhecendo a importância desses profissionais para a preservação da nossa memória coletiva”, ressalta o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.
Já no dia 21 de outubro, acontecerão importantes entregas para a comunidade arquivística baiana, como a inauguração da Sala do Pesquisador, que passa a se chamar Sala Luiz Gama, em homenagem ao jurista, intelectual e defensor da liberdade, e a nova Sala de Convivência.
Para o diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia, Jorge Vieira: “O futuro da arquivística baiana se escreve aqui, com inovação, acesso e compromisso com a diversidade que constitui a nossa nação”.
Vieira ressalta que as entregas representam mais um passo na reparação histórica. “Ao honrar Luiz Gama, reafirmamos que os arquivos não são apenas depósitos de documentos, mas instrumentos vivos de garantia de direitos e reparação histórica. A abertura de um caminho para que qualquer cidadão tenha acesso qualificado à sua própria história, fortalecendo vínculos identitários e ampliando o exercício da cidadania.”.
Além disso, a Fundação Pedro Calmon inaugura o Laboratório de Digitalização, com atividades formativas, como o Bate-papo sobre a Digitalização de Documentos em Saúde e de Acervos de Memória: Entre a Legislação e a Preservação – com a participação do especialista em Administração Hospitalar, Elton Mota de Souza, e a Oficina de Digitalização de Documentos em Saúde e de Acervos de Memória: com o coordenador de Preservação, Adalton Silva.
A oficina acontecerá na sede do Arquivo Público do Estado da Bahia. Os interessados em participar devem se inscrever através do link: INSCREVA-SE AQUI. As vagas são limitadas (50).
Programação Completa
20 DE OUTUBRO (segunda-feira)
Tema: Dia do Arquivista 2025: Inovação e Cooperação – Fortalecendo a Gestão de Documentos na Saúde Pública -
· 13h – Recepção
· 13h30 – Cerimônia de abertura oficial com autoridades
· 14h – Mesa redonda: Dia do Arquivista 2025: Inovação e Cooperação – Fortalecendo a Gestão de Documentos na Saúde Pública
· 15h – Debate com especialistas, arquivistas e gestores da saúde
· 17 – Encerramento
Abertura - Auditório Lúcia Alencar
21 DE OUTUBRO (terça-feira)
· 13h – Recepção.
· 13h30 - Inauguração oficial da Sala do Pesquisador, que passa a se chamar Sala Luiz Gama, em homenagem ao jurista, intelectual e defensor da liberdade, e da nova Sala de Convivência; Inauguração do Laboratório de Digitalização.
· 14h - Bate papo sobre a Digitalização de Documentos em Saúde e de Acervos de Memória: Entre a Legislação e a Preservação – com a participação de Elton Mota de Souza Sua participação enriquecerá a oficina ao oferecer subsídios práticos e teóricos sobre os desafios e as boas práticas da digitalização de documentos, com foco na saúde pública e na preservação de acervos institucionais.
· 15h– Oficina: Digitalização de Documentos em Saúde e de Acervos de Memória
Arquivo Público do Estado da Bahia - Endereço: Ladeira Quintas dos Lázaros, 50 - Baixa de Quintas, Salvador - BA, 40301-155
· 16h- Aberto para debate e perguntas.
· 17h – Encerramento
Serviço:
APEB promove Dia do Arquivista com palestras, oficinas e inaugurações
Quando: Dias 20 e 21 de outubro
Onde: Auditório Lúcia Alencar, Secretaria de Saúde da Bahia - Endereço: Av. Luis Viana Filho, 400, 4ª Avenida, Plataforma 6, Lado B, Térreo, Centro Administrativo da Bahia - Salvador – Bahia.
Oficina de Digitalização e inauguração da Sala Luiz Gama - Arquivo Público do Estado da Bahia - Endereço: Ladeira Quintas dos Lázaros, 50 - Baixa de Quintas, Salvador - BA, 40301-155
Inscrições abertas
Evento: INSCREVA-SE AQUI
Oficinas: INSCREVA-SE AQUI .
Fonte
Ascom/FPC