Uma das regras da indústria de viagens é que o destino, para ser competitivo, precisa ter boa conectividade aérea. Nesse sentido, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), tem atuado na captação de voos para destinos baianos, em parceria com as companhias de aviação e os aeroportos. A estratégia contribuiu para colocar a Bahia na liderança do turismo brasileiro. Com a proximidade do verão, o trabalho foi reforçado para atender a demanda de viajantes nacionais, que terão disponíveis mais de 3,7 mil voos extras, em rotas para Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Ilhéus (Costa do Cacau), Porto Seguro (Costa do Descobrimento), Vitória da Conquista (Caminhos do Sudoeste), Morro de São Paulo e Boipeba (Costa do Dendê).
“A captação de voos é contínua e está entre as prioridades do Governo do Estado, que exige mais esforço para atender a grande demanda da alta temporada. Nesse quesito, a Bahia está bem contemplada para bater novo recorde de turistas nacionais, no próximo verão”, pontua o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
A Gol Linhas Aéreas terá 7,6 mil voos para Salvador, 1,2 mil a mais do que no verão passado, uma expansão de 20% que representa 1,4 milhão de assentos. O maior aumento será nas rotas partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No interior baiano, a oferta vai aumentar em 40%, com 1,2 mil voos e 240 mil assentos. Somente Porto Seguro terá 500 linhas extras, partindo de Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. Em Ilhéus, o incremento será de 45%, com 160 voos de São Paulo e 31 mil assentos, além de uma rota do Rio de Janeiro. E Vitória da Conquista voltará a receber dois voos diários de aeroportos paulistas.
A companhia Azul vai operar 880 voos extras, com mais de 132,4 mil assentos para a Bahia. O crescimento é de 26% no número de operações e 28% no número de vagas para os passageiros, em relação aos voos regulares. Serão 432 linhas a mais para Salvador, 300 para Porto Seguro e 148 para Ilhéus, tendo como origem São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A Latam vai aumentar em 15% as operações em aeroportos baianos, passando de 77 para 88 frequências semanais, com saídas de São Paulo para Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus. A novidade é o lançamento de três rotas inéditas: do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para a capital baiana e Porto Seguro; e de São Paulo (Congonhas) para Ilhéus.
Já a Abaeté Linhas Aéreas terá no próximo verão mais de 500 voos, com cinco mil assentos, o que representa um aumento de 63% nas operações. Serão linhas de Salvador para Morro de São Paulo e Boipeba, no município de Cairu.
Fonte
Ascom/Setur-BA