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Alagoinhas descentraliza marcação de consultas e exames e garante mais comodidade aos usuários da rede de saúde

“É muito melhor não precisar sair e procurar outro lugar para fazer a marcação. Tenho outra filha, de 7 anos, e teria que levá-la junto comigo. A...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
13/10/2025 às 21h07
Alagoinhas descentraliza marcação de consultas e exames e garante mais comodidade aos usuários da rede de saúde
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

“É muito melhor não precisar sair e procurar outro lugar para fazer a marcação. Tenho outra filha, de 7 anos, e teria que levá-la junto comigo. Agora, não gasto dinheiro nem tempo”, conta Vitória Barbosa, gestante de 29 semanas, à espera de Micael. Atendida na Unidade de Saúde da Família de Pau Brasil, em Alagoinhas IV, ela realizou a marcação de todos os exames do pré-natal na própria unidade onde faz o acompanhamento médico.

O relato de Vitória reflete a mudança trazida pela descentralização do processo de marcação de consultas e exames implantado pela Prefeitura de Alagoinhas para garantir mais conforto aos cidadãos, agilidade e autonomia às unidades de saúde do município. Os próprios postos de saúde passaram a ser responsáveis pelos agendamentos dos procedimentos de seus usuários, eliminando a necessidade de deslocamento até o setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), onde o serviço era centralizado anteriormente.

Antes da implantação, os pacientes precisavam levar guias de requisição e encaminhamentos até a sede da Secretaria, enfrentando filas e longos períodos de espera. Agora, todo o processo é feito na própria unidade de referência, logo após o atendimento médico. Quando o paciente recebe um encaminhamento para outra especialidade ou exame, pode se dirigir diretamente ao marcador da unidade e já sair com o agendamento encaminhado.

A descentralização foi implantada de forma gradual, com projeto piloto em algumas unidades, e, após ajustes e aprimoramento, foi expandida para as 40 unidades de saúde do município, desde o final de julho. Cada unidade conta com um marcador treinado e um computador com acesso ao sistema utilizado para marcações.

São agendados exames de imagem, como ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia e raio-X, além de exames cardiológicos, oftalmológicos e consultas com diversas especialidades médicas, tanto na Policlínica Municipal, quanto na Policlínica Estadual e na rede credenciada pelo município.

Segundo Emília Libório, diretora de Controle, Avaliação e Regulação da Sesau, o novo modelo traz benefícios diretos tanto para os profissionais quanto para os usuários. “O paciente procura sua unidade de referência e todo o procedimento é feito lá. Isso economiza tempo, evita gastos com deslocamento e elimina as filas. O processo é mais rápido, mais humano e aproxima o usuário do gestor da unidade. Além disso, os enfermeiros que gerenciam cada unidade e conhecem as prioridades de cada território, passam a ter mais autonomia”, destaca.

A equipe da Diretoria de Regulação realiza o monitoramento contínuo do processo em todas as unidades, mantendo contato direto com os marcadores e enfermeiros gestores, para garantir a eficiência do sistema.

A iniciativa vem sendo bem avaliada pelos profissionais e pela população, que têm sentido os reflexos positivos da mudança no dia a dia. A dona de casa Laís Xavier teve percepção semelhante ao entregar à marcadora a requisição médica de consulta com neurologista para o filho, Arthur, de 3 anos. “Como mãe de crianças pequenas, é difícil sair de casa e pegar transporte. Sendo no posto, é mais fácil e prático. A gente entrega o pedido e eles entram em contato. É ótimo”, relata.

Para o secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira, a descentralização representa um avanço significativo na gestão da rede e na humanização do atendimento. “Esse processo é fruto de planejamento e escuta das equipes. A descentralização fortalece o papel das unidades de saúde, aproxima o serviço da população e garante mais eficiência. O cidadão é atendido com mais conforto, perto de casa, e o sistema funciona de forma mais integrada. Vamos trabalhar para aprimorar, fazer os ajustes que forem necessários e ampliar cada vez mais a oferta de consultas e outros serviços”, afirma o gestor.

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