“Esse processo técnico e transparente reconhece o esforço das gestões locais na promoção da sustentabilidade e da preservação dos recursos naturais. Parabenizamos os municípios que avançaram até aqui e lembramos que o prazo para apresentação de recursos segue aberto até 16 de abril. A Semarh seguirá acompanhando e apoiando cada etapa com responsabilidade e seriedade”, afirmou o gestor.
De acordo com o edital, 211 municípios concorrem ao selo. A certificação leva em consideração uma série de critérios técnicos avaliados por meio de auditorias de constatação realizadas por auditores fiscais ambientais da Semarh, que acompanham in loco as ações e políticas ambientais implementadas pelas administrações municipais.
A coordenadora da Comissão de Avaliação de Desempenho Ambiental (Cadam), Leila Freire, destaca a importância do processo. “Este resultado divulgado hoje é preliminar das auditorias do processo de certificação do selo ambiental 2025. Desse resultado ainda cabe recurso, e é importante que os municípios fiquem atentos ao prazo, que é o dia 16 de abril. A Semarh continuará com as vistorias de constatação ao longo do certame para averiguar a efetividade das ações que receberam pontuação”, explicou a gestora.
Os municípios interessados em contestar a classificação preliminar podem apresentar recursos administrativos à Cadam até o dia 16 de abril de 2025, conforme atualização do anexo I – Cronograma de atividades, prazos e publicações do edital.
O Selo Ambiental é um dos critérios utilizados para distribuição do ICMS Ecológico, mecanismo de incentivo fiscal previsto na lei estadual nº 5.813, de 3 de dezembro de 2008, regulamentada pelo decreto nº 19.042, de 22 de junho de 2020, com alterações mais recentes trazidas pelo decreto nº 21.996, de 19 de abril de 2023.

Piauí participa do maior encontro de gestão de águas do Brasil, no Espírito Santo
O Brasil discute o futuro da água e da sustentabilidade. No centro desse debate, o Piauí se faz presente em um dos mais importantes encontros da ár...

Castramóvel volta a funcionar com primeira ação aberta para a população
O Piauí Pet Castramóvel está de volta e, desta vez, chegou direto para atender a população. Nesta semana, o veículo equipado para cirurgias realizo...

Mais de 20% dos lixões do Piauí já foram desativados em 49 cidades do estado
O Piauí avança no combate à destinação irregular de resíduos sólidos. Já são 49 cidades que encerraram as atividades de seus lixões, o que equivale...

Governo do Tocantins reforça compromisso ambiental em seminário sobre resíduos sólidos
Seminário de Gestão Socioambiental foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins nesta sexta-feira, 5
