Apostando em uma festa junina tradicional, o São João de Alagoinhas 2025 superou as expectativas e o reflexo disso foi a forte presença de turistas e valorização da cultura popular. Com recorde de público, mais de 150 mil visitantes circulando pela Arena Zé Ribeiro, na Vila de Santo Antônio e nos distrito. Estima se que foram injetados cerca de R$ 40 milhões na economia da cidade, segundo dados da secretariadeDesenvolvimento de Econômico e Emprego ( SDEE).
Com uma programação diversificada que reuniu atrações nacionais e locais na Arena Zé Ribeiro, que funcionou dentro do Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, entre os dias 21 e 23 de junho, a festa na Vila de Santo Antônio, de 14 a 23 de junho, e os festejos nos distritos, que seguiram até o dia 24 de junho, Alagoinhas alcançou 100% de ocupação hoteleira, grande movimentação nos bares e restaurantes, além das vendas de comidas típicas, licores e fogos.
“O São João atendeu e superou a expectativa do comércio. A gente teve um crescimento de 10% nas vendas. Percebemos o fluxo de pessoas tanto da cidade como também de fora vindo visitar as lojas, verificando os produtos, teve emprego gerado. Então, realmente, é um mês bom por conta do dia dos namorados e do São João e, também, da prefeitura, que acertou na programação dos festejos juninos”, comemorou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Marcos Barreto.
A alta na movimentação econômica também refletiu na geração de empregos temporários, no aquecimento do comércio e na valorização das expressões culturais locais. “O São João é uma grande potência econômica para o município. Nós constatamos a rede hoteleira 100% ocupada, o comércio cheio. Fui à feira e todo mundo satisfeito com o movimento na cidade”, concluiu o secretário de Desenvolvimento de Econômico e Emprego, Deraldo Carlos.