A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC), em parceria com o grupo Samba de Pretas, realizará o evento “3 anos de Samba: Mulheres Negras, Raiz e Ritmo”, em celebração ao aniversário da banda e como abertura da programação do Julho das Pretas.
O evento é aberto ao público e acontece no dia 4 de julho, sexta-feira, das 16h às 20h. Com rodas de conversa e apresentações culturais. A atividade une arte, memória e resistência por meio de uma roda de conversa e um show intimista, exaltando a força das vozes negras femininas no samba e na cultura baiana.
Na Roda Delas: o samba de mulheres pretas que gira em Salvador propõe entre música, palavras e saberes compartilhados, uma conversa sobre a trajetória de mulheres negras que fazem samba em Salvador para discutir temas, como pertencimento e memória, mas também refletir sobre o funcionamento do mercado de trabalho e resistência no meio musical.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
16h - Roda de Conversa: “Na Roda Delas: o samba de mulheres pretas que gira em Salvador”,
Reunirá artistas e pesquisadoras para refletir sobre pertencimento, ancestralidade, mercado musical e as vivências das mulheres negras que fazem o samba acontecer na cidade.
Participantes
Grace Profeta atua como cantora, compositora e percussionista do grupo Sambaiana.
Josi Ribeiro é percussionista, multi-instrumentista e educadora musical, natural de Diamantina (MG).
Natália Koques, mediadora da mesa, é mestranda no programa de Cultura e Literatura da UFBA, e professora na escola de Inglês sob perspectiva afro diaspórica English KuBhata.
Zhaylla Gois, multi-instrumentista e cantora, faz parte da banda Samba de Pretas como cavaquinista e bandolinista. Integrante do núcleo de cordas dedilhadas do NEOJIBA há 8 anos.
Agatha Macedo, produtora cultural e musical, diretora musical e guitarrista.
Camila Brito, produtora, pesquisadora e empreendedora cultural.
17h30 – Show do Samba de Pretas
Fonte: Ascom/FPC