A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) prepara a 3ª edição do Salão do Livro do Dirceu (Saliceu), que será realizado nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, no Campus Clóvis Moura, em Teresina. O evento reunirá escritores, professores, estudantes e a comunidade em um grande encontro de cultura, literatura e educação.
Uma das novidades desta edição é a revitalização do Memorial Clóvis Moura, que ganhará um espaço mais acolhedor para fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade. A expectativa é ampliar a integração entre a Uespi e a comunidade.
“A terceira edição traz avanços importantes, como a revitalização do Memorial Clóvis Moura na programação do Saliceu. É um evento que reúne a comunidade estudantil, trazendo cultura e educação para dentro da universidade, e não tem como não dar certo”, destacou a diretora do Campus Clóvis Moura, professora Simonelly Melo.
A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção da cultura e da literatura. “O escritor Francisco tem um trabalho fundamental na organização do Saliceu e agora apresenta a terceira edição do evento, que reúne escritores, livreiros e a comunidade. Parabenizamos a todos pela continuidade dessa ação e esperamos consolidar um ciclo regular de apoio a esse importante encontro cultural”, afirmou o reitor, professor Evandro Alberto.
A comunidade pode esperar um evento dinâmico e plural, com destaque para autores renomados, apresentações musicais e a participação de escolas públicas e privadas.
O Saliceu vai ser muito rico, com a presença de vários escritores, como Enes Barros, Frei Leandro e Márcia Tiburi, que vem do Rio de Janeiro. Teremos ainda o músico Teófilo Lima e os irmãos Bezerra, de Teresina. Será um verdadeiro banho de cultura no Dirceu. Além disso, 27 escolas públicas e diversas instituições privadas da educação básica, como o Sebrape, estarão participando”, pontuou o escritor Francisco das Chagas.
O professor Eduardo Diniz ressaltou a importância do Salão para a valorização da produção literária e cultural. “É uma iniciativa fundamental, que promove o desenvolvimento da literatura, da leitura e da cultura, além de fortalecer o apoio aos livreiros e produtores culturais locais”, afirmou.
A professora Erminia Maria destacou que o Saliceu é uma oportunidade para ampliar a visibilidade das pesquisas e projetos da Uespi. “É um momento para divulgar nossa produção e aproximar nossos laboratórios e plataformas da comunidade. Receberemos alunos da educação básica e de graduação de outras instituições, o que torna o Saliceu uma excelente oportunidade para troca de experiências”, finalizou.