A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou no sábado, 13, o Dia D de Vacinação Antirrábica. A ação faz parte da campanha nacional, que acontece nos meses de agosto e setembro. No município foram instalados oito pontos especiais, na zona urbana e rural. O prédio da Vigilância em Saúde, localizado na Praça Graciliano de Freitas, SN, continuará vacinando os animais, acima dos três meses de vida, protegendo-os do vírus da raiva. Ao todo foram vacinados no dia D, 343 gatos e 422 cães, totalizando 765 animais.
A raiva é uma doença grave, que pode ser evitada com a vacinação, e pode ser transmitida ao ser humano. “A vacina evita a doença, que é quase 100% letal, principalmente, depois que surgem os sintomas. Assim, a vacinação antirrábica previne a circulação do vírus no ciclo urbano, evitando o contágio de outros animais e dos seres humanos. Fizemos o Dia D da Vacinação Antirrábica, mas a Campanha Antirrábica vai durar até 30 de setembro. Esperamos que as pessoas tragam ainda seus animais aqui na Vigilância em Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h”, informou a médica veterinária da Vigilância Epidemiológica, Andressa Lopes Nascimento, que completou ainda que “após a campanha, os donos de pets poderão vacinar os animais às segundas, quartas e sextas, também na Vigilância em Saúde”.
Segundo explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Claudine Ramos, por conta do Dia D de Vacinação Antirrábica, a parceria com a Feira de Adoção de Animais acabou acontecendo no próprio prédio da Vigilância em Saúde, para dar maior suporte aos donos de pets. “As pessoas adotaram e passaram aqui para vacinar, já saindo com a carteira de vacinação de seus animais”, explicou Claudine, que pontuou ainda o sucesso da realização do Dia D de Vacinação. “Com os pontos colocados em vários locais da cidade, nós tivemos um número bom de vacinação só no sábado. Colocamos em locais estratégicos para facilitar o acesso da população.”
Evelyn Araújo aproveitou o sábado de campanha e levou a gata da família para tomar vacina. “Fiquei sabendo pela agente de saúde do Petrolar que ia ter a vacinação de animais e, para não irmos pro centro vacinar, aproveitamos o ponto de vacinação aqui do nosso bairro. Foi bastante interessante a prefeitura ter colocado os pontos em locais acessíveis à população. Desde 2021 que trago a gatinha para vacinar, pois a raiva é uma doença séria e que pode contagiar a gente humano, então temos todo o cuidado em vacinar ela todos os anos”, contou.