A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet) realiza, desde maio, uma pesquisa de satisfação do público com os eventos realizados na cidade. O levantamento tem como objetivo avaliar o impacto social e econômico da presença de turistas em Alagoinhas, além de mapear dados sobre hospedagem, restaurantes e os gastos dos visitantes em cada festa pública ou celebração local.
“Esse processo de pesquisa trata-se de uma iniciativa inédita em Alagoinhas, e fundamental porque nos permite mensurar de que forma o apoio da prefeitura, por meio dos eventos, impulsiona a economia local e o desenvolvimento social, além de movimentar todo o setor de serviços, da hotelaria aos restaurantes. Ela demonstra como a eficiência do gasto público se traduz em retorno econômico, gerando resultados muito maiores do que o valor inicialmente investido”, destacou o secretário da Secet, João Henrique Paolilo.
Segundo o diretor de Turismo da Secet, Afrânio dos Santos Góis (Bigú), a iniciativa é uma estratégia da gestão municipal para acompanhar o processo de desenvolvimento turístico na cidade. “A gente faz um levantamento geral do que cada evento propicia para Alagoinhas, o que gera para a cidade e como poderemos investir, enquanto Secet. Dessa forma, vamos poder escolher em quais eventos devemos mergulhar de cabeça, a partir dos resultados que cada um gera para a economia e o turismo”, explicou.
Ainda de acordo com Afrânio, a pesquisa tem fortalecido a relação com o Governo do Estado, especialmente nos campos cultural e turístico. “Como estamos mapeando, enviamos esses dados para a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), certamente, isso vai ampliar as parcerias do Estado para com a nossa cidade, já que estamos promovendo diversos eventos esportivos, turísticos e culturais, além das festas religiosas. Esse recolhimento de dados demonstra a seriedade com que tratamos o turismo em Alagoinhas e reforça o nosso empenho com as festividades públicas”, enfatizou.
O diretor também destacou que os resultados da pesquisa permitiram à gestão municipal mensurar o impacto do São João de Alagoinhas e de eventos no campo sociocultural da cidade. “Mesmo com tantos festejos juninos em vários locais do Estado, tivemos em Alagoinhas acima de 80% de satisfação com a hospedagem, e esse dado só foi revelado graças à pesquisa. Tivemos ainda o Trilhão da Laranja, que atraiu muitos visitantes de fora também, o que demonstra que Alagoinhas está se consolidando como uma cidade que hospeda muito, e todo esse avanço só é possível acompanhar por meio dessa pesquisa de satisfação pública”, afirmou.