A Prefeitura de Alagoinhas deu mais um passo rumo à modernização dos serviços de assistência social. Nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) entregou 25 tablets para uso das equipes do Cadastro Único (CadÚnico) durante visitas domiciliares a beneficiários de programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de novos cadastros de usuários.
Os equipamentos, adquiridos com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Governo Federal, serão utilizados por toda a equipe de cadastradores. Os tablets possuem software que permite o registro das informações mesmo sem acesso à internet, eliminando a necessidade de formulários físicos e acelerando o atendimento.
Para Indiara Bitencourt, gerente do CadÚnico da SEDES, a iniciativa representa um avanço expressivo e histórico para o município. “Os tablets não são apenas ferramentas tecnológicas, são instrumentos estratégicos para fortalecer a execução do CadÚnico, garantindo mais qualidade no processo de identificação e inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social”, destaca. Entre os benefícios, Indiara cita a agilidade na coleta de dados, redução de erros, maior eficiência das equipes de campo e facilidade na gestão e monitoramento das informações.
A secretária interina de Desenvolvimento Social, Lianne Carmo, reforça a importância da digitalização. “Todos os dados coletados ficam registrados e, com apenas um clique, são enviados para a plataforma nacional do SUAS. É um cuidado com a equipe de cadastradores e com a população, oferecendo um cadastro mais seguro e capaz de gerar diagnósticos mais precisos sobre a vulnerabilidade social”, explicou.
Com mais de 10 anos de experiência, a cadastradora Ana Mota comemora a novidade: “O trabalho em campo será muito mais ágil e o serviço otimizado. Esperamos muito por isso”.
Gustavo Carmo, prefeito de Alagoinhas ressalta que a modernização trará resultados diretos para a população. “A equipe da Sedes se mobilizou e chegamos a esse resultado. Com os novos equipamentos, será possível realizar até três vezes mais cadastros do que antes. Isso representa mais cuidado e respeito com nossa gente”, afirma.
A entrega, realizada no Centro Integrado de Assistência Social, marca uma mudança significativa na forma de atendimento às famílias, garantindo mais eficiência e qualidade no serviço prestado em Alagoinhas.