Encerra, nesta segunda-feira (29), o prazo para submissão de propostas ao edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que disponibiliza 300 bolsas para iniciação científica. O edital reforça o compromisso com a paridade de gênero, reservando 150 bolsas para pesquisadores homens e 150 para mulheres.
As bolsas têm valor mensal de R$ 700 e duração de 12 meses, totalizando um investimento de R$ 2.520.000 por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fapepi (PBIC). O público-alvo são estudantes de graduação vinculados a instituições públicas de ensino superior do Piauí.
As submissões devem ser realizadas pelo Novo SIGFAPEPI até às 23h59min desta segunda. As propostas devem estar alinhadas às áreas prioritárias de desenvolvimento do estado, distribuídas nos seguintes eixos temáticos:
Há também espaço para projetos de temática livre, desde que voltados à produção de conhecimento científico inovador.
Nesta edição será assegurado que todos os territórios de desenvolvimento do Piauí recebam cota mínima de 10 a 40 bolsas, garantindo que cada região do estado seja contemplada com pelo menos uma dezena de projetos aprovados.
Com a medida, a Fapepi busca ampliar o alcance da iniciação científica, fortalecendo a pesquisa acadêmica em diferentes áreas estratégicas e contribuindo para a formação de novos pesquisadores piauienses.
Clique aqui para acessar o edital.