Aos 14 anos, Amanda Raquel Pereira já coleciona feitos que inspiram colegas e orgulham professores. Com 12 medalhas conquistadas, só em 2025, a jovem carateca e aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães de Melo, em Teresina, brilhou mais uma vez e conquistou duas medalhas de ouro na copa Karatê Kids Piauiense, realizada no domingo (28), no CT Sarah Menezes, zona Sul da capital. O pódio veio nas categorias Kata e Kumite, confirmando seu talento e disciplina nos tatames.
Com a vitória, Amanda garantiu vaga na final do Campeonato Piauiense de Karatê e já mira desafios ainda maiores. Ela integra a seleção brasileira como atleta reserva no Campeonato Sul-Americano e segue em preparação para disputar a final do Campeonato Brasileiro, em novembro, na cidade de João Pessoa (PB).
A atleta comemorou os resultados com emoção e humildade. “Fiquei muito feliz com o resultado da competição. Dei meu máximo, subi no pódio e conquistei mais duas medalhas de ouro. Treino todos os dias, me dedico e busco sempre evoluir para realizar meus sonhos como atleta.”, contou Amanda.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou a jovem e destacou que a trajetória dela reflete os frutos de um trabalho que une escola e esporte. “Amanda é exemplo de garra, disciplina e determinação. A Seduc acompanha cada passo da sua caminhada, apoiando seus sonhos e celebrando suas vitórias. Ela mostra que, com dedicação, é possível transformar talento em conquistas. Ver nossos estudantes alcançando o pódio e levando a bandeira do Piauí cada vez mais alto é motivo de orgulho e inspiração para todos nós”, afirmou.
Esporte e Educação de mãos dadas
A conquista de Amanda é também reflexo das oportunidades criadas pelo programa Seduc Esportiva, que incentiva a prática esportiva nas escolas estaduais. O programa garante infraestrutura, bolsas e apoio para participação em competições, possibilitando que talentos como Amanda cheguem cada vez mais longe.
Esse incentivo faz parte da política de universalização das escolas de tempo integral no Piauí. Nelas, os estudantes têm mais espaço para atividades, que vão além das disciplinas tradicionais. O esporte, a cultura, a ciência e a tecnologia ganham o mesmo peso, permitindo que cada jovem descubra seus talentos e desenvolva diferentes habilidades.
“O tempo integral não significa apenas mais horas na escola, mas sim, mais oportunidades de aprender, praticar e se desenvolver. É nesse ambiente que surgem histórias como a da Amanda, que mostra como o esporte também é uma ferramenta poderosa de transformação”, reforçou o secretário Washington Bandeira.
Só em 2024, o programa Seduc Esportiva recebeu investimento de R$ 37 milhões. Foram construídas 17 novas quadras e reformadas outras 136 em todo o estado. Hoje, cerca de 300 escolas oferecem modalidades como futsal, voleibol, tênis de mesa, atletismo, badminton, capoeira, boxe, judô, xadrez e beach tennis.
Enquanto isso, Amanda segue mostrando que o tatame pode ser também uma sala de aula para a vida. Determinada e dedicada, ela sonha em voos ainda mais altos e já é um exemplo para todos os jovens piauienses que acreditam no poder da Educação e do esporte.