Após 30 dias de intensa imersão estudantil e cultural no MotionLab.Berlin, um dos maiores centros de inovação e tecnologia da Europa, os 21 intercambistas do Seduckathon 2025, que chegaram à Alemanha em 29 de agosto, retornaram ao Piauí nesse domingo (28). Na bagagem, trazem experiências e memórias que os acompanharão por toda a vida.
“Nos aeroportos e nos locais que visitamos, as pessoas ficavam impressionadas ao saber que somos estudantes de escolas públicas e que estávamos tendo essa oportunidade, custeada pelo Estado”, contou Mariana Mazur, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa e integrante da comitiva piauiense.
O grupo foi recebido pelo secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, na manhã desta segunda-feira (29), na sede da Secretaria. Na oportunidade, os alunos puderam dividir as novidades e experiências vividas em solo europeu.
“A viagem foi incrível. Nos workshops pude desenvolver habilidades que eu nem mesmo sabia que tinha aptidão, como carpintaria. Pretendo até desenvolver isso como hobby”, lembrou Matheus Xavier, estudante do Ceti Francisca Pereira de Sousa Morais, do município de Fronteiras.
A delegação reuniu dez estudantes premiados com as melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre deste ano, além do time de Tecnologia da Informação do Ceti Francisca Pereira de Sousa Morais, em Fronteiras, que conquistou o 4º lugar na competição com o projeto Aplicativo de Preparação para Olimpíadas (OLIMPATH).
“O workshop de robótica abriu inúmeras perspectivas. Muito além da parte mecânica, nós pudemos trabalhar todos os aspectos de programação que envolvem a robótica. Sem dúvida foi o que mais me atraiu”, revelou Héric Eduardo dos Santos, aluno do Ceti João Henrique de Almeida Sousa.
A rotina de estudos e atividades culturais da comitiva foi acompanhada de perto pelo secretário Washington Bandeira, que reforçou o pedido para que, a partir de agora, estudantes e professores intercambistas atuem como embaixadores do Seduckathon, estimulando a participação de mais alunos nas próximas edições.
“Agora chega o momento em que vocês serão embaixadores e embaixadoras do Seduckathon. Levar essa experiência para os colegas de vocês e familiares. Nossa missão é abrir portas para que vocês tenham muito mais oportunidades”, garantiu o secretário.
Durante o intercâmbio na MotionLab.Berlin, os estudantes piauienses tiveram a oportunidade de aprofundar os estudos em áreas como Design Gráfico, Impressão 3D, Marcenaria, Corte a Laser, Robótica e metodologias modernas, como o Design Thinking. Além da MotionLab, os alunos piauienses puderam visitar outros centros educacionais, como a Escola 42 (42 Berlin), centro de programação gratuito e imersivo, que se baseia em um modelo educacional onde os alunos aprendem em conjunto, sem professores, focando na resolução de problemas e na prática.
“Sai da Escola 42 fascinada. Sempre sonhei em estudar Veterinária, mas confesso que essa vivência me fez pensar sobre tentar uma carreira no ramo da tecnologia”, confessou Mariana.
Além da programação de estudos, os alunos realizaram inúmeros passeios culturais, conhecendo pontos turísticos que marcam a história da Alemanha, como o Portão de Brandemburgo, o Memorial do Holocausto, os resquícios do Muro de Berlin e o Museu da Natureza.
“Meu momento favorito da viagem foi conhecer o Museu da Natureza de Berlim. Quase não acreditei quando me deparei com o maior fóssil de dinossauro já encontrado. Algumas das coisas que nós vimos pareciam ser tiradas diretamente do cinema”, disse o jovem Luís Fernando de Oliveira, aluno do Ceti Pedro Coelho de Resende, no município de Boa Hora.
Seduckathon
Iniciativa pioneira do Governo do Piauí, o Seduckathon é o maior hackathon de escolas públicas de todo mundo, reunindo mais de 9 mil estudantes na edição de 2025. Ao todo, 130 alunos foram premiados com intercâmbios para seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Ex-aluno da rede privada, Heitor Herminio de Sousa garante não se arrepender da decisão de integrar a Rede Pública Estadual de Ensino. Para ele, aluno do Ceti Francisca Pereira de Sousa Morais, em Fronteiras, a decisão foi a melhor que tomou junto a sua família. “O Seduckathon foi uma experiência inesquecível. Fazer parte da escola pública estadual foi uma escolha muito acertada. Foi o que me possibilitou ter acesso a momentos únicos”, finalizou.