Estudantes e professores vencedores do Seduckathon 2025, que estiveram nos últimos 30 dias em intercâmbio na Korea Vocational College of Information and Technology (Korea IT), em Seul, na Coreia do Sul, foram recebidos pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta segunda-feira (6), após desembarcarem em Teresina, no domingo (5).
A comitiva, formada por 20 estudantes e quatro professores, compartilhou com o secretário as experiências e aprendizados colecionados durante o período no país asiático. “Todos os momentos da viagem foram inesquecíveis. A experiência na faculdade foi muito diferente. Tivemos uma rotina de estudos muito intensa e que eu vou levar para minha vida escola, a partir de agora”, garantiu Ítalo Mendes, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano.
“Nós queremos que esses meninos e meninas sejam exemplos para todos os nossos estudantes. Que eles sirvam de inspiração para os demais, que irão participar do Seduckathon nos próximos anos. Mais do que isso, que eles tragam toda a experiência vivida ao longo do intercâmbio para mudar não apenas a sua própria realidade, mas também da sua comunidade”, avaliou Washington Bandeira.
Os estudantes e professores que estiveram na Coreia do Sul fazem parte de quatro equipes vencedoras da 2ª edição do Programa Seduckathon: Ceti Liceu Parnaibano (Parnaíba), Ceti José Narciso da Rocha Filho (Piripiri), Ceti professora Angelina Mendes Braga (Pedro II) e Ceti Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso (Valença).
Na Korea IT, os estudantes piauienses puderam aprofundar seus conhecimentos em programação, com aulas voltadas para machine learning e desenvolvimento em Python, com metodologias adaptadas ao ensino médio.
“O principal sentimento é de gratidão pela oportunidade e pelas vivências que nos foram oportunizadas. Foi um mês muito rico, tanto para nosso aprendizado em programação, como pelo que nós pudemos aprendemos sobre a cultura e história da Coreia do Sul”, destacou Lorrany Canuto, aluna do Ceti José Narciso da Rocha Filho.
O Ssecretário Washington Bandeira aproveitou a oportunidade para premiar os cinco intercambistas que, mesmo do outro lado do mundo, medalharam na 3ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²).
A experiência vivida do outro lado do mundo deve ser compartilhada com os demais alunos da rede pública estadual. O time do Ceti professora Angelina Mendes Braga, de Pedro II, revelou ter um projeto em desenvolvimento para a construção de uma plataforma na qual todos os estudantes da rede estadual poderão buscar mais informações sobre os países e a vivência proporcionada pelo Seduckathon.
“Nós fizemos um projeto para colocar todas as informações sobre os países que os futuros intercambistas irão visitar. Nossa ideia é que todos possam aprender mais e compartilhar as memórias proporcionadas pelo projeto, com mais detalhes sobre a cultura de cada país, a comida, detalhes sobre as aulas de cada universidade e um local dedicado para o compartilhamento de fotos do intercâmbio”, detalhou Rafael Sousa, intercambista e um dos idealizados da plataforma.
Seduckathon 2025
O grupo que retornou da Coreia do Sul integra o programa de intercâmbio educacional do Governo do Estado, que vai levar, até janeiro de 2026, 130 estudantes e 26 professores da rede estadual para experiências em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul.
Promovido pelo Governo do Estado do Piauí, o programa oferece aos estudantes e professores kits de viagem com notebooks, malas, roupas e cadernos, além de passagens, hospedagem, alimentação, seguro, passaporte e visto.