Composta por mais de 100 famílias, a sua grande maioria de agricultores familiares, o Assentamento 17 de abril tem no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucas Meireles Alves um motivo de grande orgulho e esperança em um futuro mais próspero para a comunidade. O local recebeu um incentivo rumo a esse futuro. Nesta terça-feira (7), o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, inauguraram a nova estrutura da escola que já é destaque, tendo vencido o Seduckathon 2025 e conquistado a medalha de ouro na edição deste ano da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes.
A escola passa a contar com ambientes climatizados, laboratórios de ciências e de informática, salas do Piauí Saúde Digital e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva.
Foi em meio a essa realidade que alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da escola idealizaram a plataforma digital “Raízes Conectadas”, uma iniciativa desenvolvida para facilitar o fornecimento de alimentos oriundos da agricultura familiar às escolas da Rede Pública piauiense, promovendo a integração entre produtores locais e a rede de ensino.
O estudante João Pedro, integrante da equipe vencedora, contou como o projeto nasceu da vivência da comunidade. “A gente via que tinha muita produção, mas sem venda, então criamos um site que conecta os agricultores com as escolas e com pessoas físicas e jurídicas. É uma ideia que veio da nossa realidade. Poder impactar positivamente a vida das famílias e trazer essa experiência é sensacional”, disse o aluno.
O projeto fez da equipe uma das vencedoras do Seduckathon 2025 e garantiu aos alunos idealizadores e ao professor orientador um intercâmbio estudantil em Singapura, marcado para janeiro de 2026. A estudante Ana Vitória Barbosa, moradora do Assentamento 17 de abril e integrante da equipe, falou sobre a expectativa para a viagem.
“A gente sempre incentiva os colegas para que todos tenham uma oportunidade assim como a nossa, que isso se espalhe para todo mundo. A expectativa está a mil! A cada pesquisa sobre Singapura a gente aprende mais sobre a cultura deles, que é bem diferente da nossa, mas é tudo questão de adaptação”, afirmou a aluna.
O sucesso no ensino de tecnologia não é mero acaso. O Ceti conquistou medalha de ouro na edição deste ano da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, evento que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (Obafog). Rhavi Alves, um dos estudantes participantes destacou o impacto da nova estrutura nas conquistas da escola.
“Hoje em dia, a escola está em um nível bem alto. A partir do novo laboratório de informática, a gente pode fazer todas as pesquisas sobre ângulos, geometria, como o foguete ia voar. Toda essa estrutura faz diferença”, afirmou o estudante.
Além das turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, o Ceti Lucas Meireles Alves oferta turmas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo todas as demandas educacionais da comunidade.
A escola desenvolve ainda o Projeto Ler o Mundo, como parte do Clube de Leitura Seduc, que fomenta a leitura de livros, seguida de discussões e atividades diversas, como produção de textos, apresentações teatrais, seminários e outras formas de expressão.