O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (7), a nova estrutura do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucas Meireles Alves, no Assentamento 17 de Abril, zona rural de Teresina. A escola, completamente reformada e ampliada, recebeu investimento de R$ 2.235.424,69 e passa a ser um modelo de ensino integral, inovação e inclusão social.
O espaço conta agora com salas climatizadas, laboratórios de ciências e informática, sala do Programa Piauí Saúde Digital, biblioteca reformada, vestiários, quadra poliesportiva e Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). As melhorias ampliam as possibilidades de aprendizagem e garantem aos estudantes da zona rural o mesmo padrão de qualidade das escolas da cidade.
Durante a entrega, o governador destacou que a obra representa o compromisso do Estado em reduzir desigualdades e valorizar todas as regiões. “Desde o início dissemos que iríamos governar para todos e todas, sem deixar ninguém para trás. Chegou a vez da zona rural de Teresina, com uma escola dentro de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que tem o mesmo padrão de qualidade das da zona urbana, com laboratórios, biblioteca e salas climatizadas. Tudo foi pensado com zelo e carinho, respeitando a vocação rural da comunidade”, afirmou Fonteles.
O governador reforçou ainda que o investimento em educação segue como prioridade do governo e garantiu a pavimentação da via que dá acesso à escola. “Essa unidade demonstra nosso compromisso em oferecer oportunidades iguais para todos. E eu já fui cobrado pela pavimentação que dá acesso até a escola, e agora vamos atender, nós vamos fazer”, completou Rafael.
Com mais de 100 estudantes matriculados no ensino médio, o Ceti oferece o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Foi nesse ambiente que nasceu o projeto Raízes Conectadas, plataforma criada por alunos para aproximar agricultores familiares de consumidores e otimizar a merenda escolar. A iniciativa venceu o Seduckathon 2025 e levará a equipe para um intercâmbio educacional em Singapura, em janeiro de 2026.
Entre os integrantes do grupo está a estudante Ana Vitória Barbosa, do 2º ano do ensino médio, que se emociona ao ver a transformação da escola do lugar que mora. “Tudo melhorou. Eu vi de perto essa evolução. Antes, nos tempos dos meus pais, era um barraco de lona, não tinha mesa nem cadeira. Hoje ver a escola assim é uma conquista enorme. Melhorou muito a vida de todos nós”, relatou a aluna.
Presente na solenidade, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do ensino integral e a meta do governo para a educação estadual. “Chegamos a um trimestre decisivo para a educação, com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 e com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estamos preparando os alunos com simulados, avaliações e revisão intensa em todas as escolas de tempo integral, com cursos técnicos. Acreditamos nos melhores resultados da história do Piauí. No Ideb, já saltamos de nono para quarto lugar no Brasil, primeiro lugar no Nordeste, e nossa meta é chegar ao primeiro lugar do país. No Enem, queremos manter o alto desempenho nas redações e alcançar, pela primeira vez, a nota mil da escola pública estadual do Piauí”, pontuou o gestor.