Com o objetivo de fortalecer o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) junto às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Comissão Intersetorial do Programa, promove nesta quinta-feira, 09, uma formação específica voltada para o tema. O encontro ocorre no auditório da Pastoral do Menor e reúne 198 agentes de saúde que atuam diretamente nas comunidades do município.
A iniciativa é coordenada pela Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família, composta por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde e Educação. Segundo Indiara Bitencourt, gerente do Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento Social, os agentes de saúde desempenham um papel fundamental no acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade. “Os agentes comunitários estão envolvidos desde o início do Programa Bolsa Família e sua atuação é de extrema importância, já que são eles que têm o primeiro contato com os beneficiários, que buscam e identificam as famílias vulneráveis. Nosso objetivo é valorizá-los, como integrantes importantes no processo”, destaca.
O assessor técnico da SEDES, Josué Nunes, apresentou conteúdos sobre o Cadastro Único, as condicionalidades do Programa Bolsa Família e aspectos relacionados à insegurança alimentar , tema que tem se mostrado central nas ações de identificação e acompanhamento das famílias prioritárias.
Para a assessora de Planejamento da Secretaria de Saúde, Yumara Franco, é fundamental que os agentes estejam preparados para lidar com as situações de vulnerabilidade que enfrentam no dia a dia. “Os agentes trabalham principalmente com pessoas vulneráveis, que é o público prioritário para o Bolsa Família. Hoje tratamos da questão da insegurança alimentar, uma prioridade para o recebimento do Bolsa Família, para que os agentes possam, de fato, alcançar as pessoas mais vulneráveis”, explica.
Com mais de duas décadas de atuação, a agente comunitária Celina Barbosa, da Unidade Básica de Saúde de Santa Terezinha, reforça a importância de participar de momentos como esse. “Para nós, é muito bom ter esse acompanhamento. Nós nunca sabemos tudo, então precisamos a cada dia adquirir mais conhecimento. Isso faz diferença”, afirma.
As formações fazem parte do planejamento contínuo da Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família e buscam garantir uma atuação cada vez mais eficiente e humanizada no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social em Alagoinhas.